Revisão da Vida Toda

Você pode estar apto a receber um aumento em sua aposentadoria

Recentemente, o Supremo Tribunal Federal (STF) assumiu uma nova regra que tem o potencial de aumentar significativamente o benefício recebido por milhares de aposentados e pensionistas

A ‘revisão da vida toda’ é um novo cálculo da média mensal, que vai considerar todos os salários do trabalhador, mesmo os anteriores a julho de 1994, feitos em outras moedas. Trazendo a possibilidade de aumentar o benefício mensal recebido pelo aposentado.   

A ação judicial que deu origem a esse direito tinha como objetivo rever perdas na aposentadoria causadas na esteira da Reforma da Previdência de 1999. 

Sendo assim, como essas contribuições não entraram no cálculo do benefício, quem contribui em planos econômicos diferentes do Real saíram no prejuízo na hora de se aposentar e agora podem solicitar que isso seja revisto.

Em certos casos, uma revisão poderá aumentar em mais de 3 (três) vezes o valor do benefício já concedido.

Quem pode pedir?

Para se beneficiar da “revisão da vida toda”, é preciso preencher os seguintes requisitos:

  • Ter aposentadoria com data de início entre 29/11/1999 e 12/11/2019;
  • Ter recebido o primeiro pagamento do benefício nos últimos 10 anos, desde que seja antes da reforma da Previdência, que entrou em vigor em novembro de 2019;
  • Ter começado a contribuir com o INSS antes de julho de 1994

Quais benefícios podem ser revistos?

Os benefícios do INSS que podem ser contemplados com a “revisão da vida toda” são:

  • Aposentadoria por idade;
  • Aposentadoria por tempo de contribuição;
  • Aposentadoria especial;
  • Aposentadoria da pessoa com deficiência;
  • Aposentadoria por invalidez;
  • Pensão por morte.

Vale a pena solicitar a revisão da vida toda?

Para determinar se a “revisão da vida toda” será benéfica para você, é necessário calcular se a soma dos salários não considerados no seu benefício resultará em um aumento. Para ter certeza se essa revisão é vantajosa no seu caso específico, é altamente recomendado procurar a orientação de um advogado especialista para tomar a decisão correta.

Um advogado especializado poderá fazer os cálculos adequados e analisar se a revisão resultará em um benefício maior para você. Se for identificada uma diferença positiva, o valor extra será acrescentado ao seu benefício mensal, e você também poderá receber os valores acumulados dos últimos 5 anos, contados a partir da data em que a revisão for ajuizada.

Desde 2002 no mercado, com escritórios nas cidades de Campinas e Nova Odessa, possui o know-how necessário para identificar necessidades, elaborar metodologias e transmitir conhecimento de técnicas de administração jurídica, visando a obtenção dos melhores resultados para seus clientes.

Para maior agilidade, a Advocacia Gazzetta disponibiliza para seus assessorados um banco de dados com acesso a informações de processos judiciais e administrativos.

Fale conosco

Podemos te ajudar

Nos envie uma mensagem contando como podemos lhe ajudar ou fale conosco direto pelo WhatsApp. Garantimos que nossa equipe responderá o mais breve possível!

Copyright © 2023 – GAZZETTA Advocacia. Todos os direitos reservados.